Com impressões de alta resolução, o material físico transmite mais profissionalismo e confiabilidade. Ao escolher corretamente a resolução da imagem que será impressa, bem como uma boa gráfica para realizar o trabalho, a campanha offline planejada alcançará ótimos resultados.
Muito se pergunta sobre a viabilidade de utilizar a impressora na era do marketing digital, quando, na realidade, o problema não é a utilização do recurso impresso, mas sim a estratégia para sua divulgação e a qualidade do material.
Impressões com pouca resolução dificultam a leitura e o entendimento, além de transmitirem uma imagem de desleixo por parte da empresa, que aceitou veicular a campanha, mesmo que com recursos de baixa qualidade.
Por isso, é sempre indicado atentar-se principalmente a dois pontos: resolução da imagem e a gráfica escolhida.
O que é resolução?
Resolução da imagem é o número de pixels por polegada que ela contém. Um pixel é a menor unidade que pode ser representada em um monitor, e toda imagem é formada por um conjunto de vários pixels (pontos).
A resolução é medida por uma unidade chamada DPI (dots per inch), em português é pontos por polegada (PPP). Quanto mais pontos no espaço de uma polegada, melhor a qualidade da imagem.
Isso porque, quanto menos pontos para construir a imagem, mais quadrada ela parecerá aos olhos humanos, e quanto maior o número de pontos, mais realista a imagem se tornará, pois nós não temos a capacidade visual de identificar os quadradinhos quando eles estão muito pequenos.
No exemplo acima, a imagem da direita possui mais DPI que a da esquerda, por isso parece mais fluida e nítida.
Resolução na impressão e na arte digital
A resolução ideal para conseguir uma alta qualidade no material impresso é de 300 DPI, independentemente do tamanho, a regra se aplica para flyers, folders, panfletos, cartões de visita e etc.
Por outro lado, na mídia digital, a resolução de 72 DPI já é suficiente, pois é capaz de deixar a imagem nítida para os olhos humanos, sem pesar o arquivo e impedir seu carregamento.
Por isso que, não é viável utilizar a mesma arte para ambos os fins, pois elas necessitam de configurações diferenciadas.
Escolha da Gráfica
Outro ponto importante a se observar para ter impressões de alta resolução são os equipamentos e materiais escolhidos, por isso que a escolha da gráfica é de suma importância.
É uma boa ideia, na hora de escolher o local onde você vai imprimir seu trabalho, buscar por informações e portfólio para conferir a qualidade da gráfica, quais materiais são utilizados, quais são os equipamentos, e etc.
Para as empresas de Joinville e região, a melhor escolha em gráfica é a Gráfica Mova. Com um amplo portfólio de serviços, ela se torna o local ideal para quem busca alta qualidade e atendimento personalizado.