A impressão em grandes formatos é bastante utilizada nos mais diversos segmentos do mercado, principalmente por empresas que desejam campanhas bem sucedidas.
É possível utilizá-la para divulgar eventos, realizar ações promocionais, desenvolver projetos de conscientização ou mesmo implementar sinalizações de distintos tipos.
A adoção desse material não só pode fazer a diferença nos resultados de marketing e vendas, mas também viabiliza a implementação de placas sinalizadoras no perímetro urbano, o que torna sua utilidade ainda mais relevante.
Nesse sentido, o presente artigo tem o objetivo de apresentar tudo o que você precisa saber sobre como é feita a impressão em grandes dimensões. Assim, é possível ficar por dentro e entender a importância desse serviço, que precisa de uma execução minuciosa e altamente qualificada. Não deixe de conferir!
O que é a impressão em grandes formatos?
A impressão de grandes formatos, como o próprio nome indica, é um serviço capaz de aumentar significativamente o tamanho de uma peça publicitária, se diferenciando dos estilos de imprimir convencionais.
Sua utilização é tão diversa, que pode ser aplicada em materiais como:
- Tecido;
- PVC;
- Madeira;
- MDF;
- Vinil;
- Lona;
- Papel Cartão;
- Metal;
- Vidro;
- Papel;
- Plástico.
Para que serve?
A utilização do método de grandes formatos é ideal para organizações que desejam realizar ações correspondentes a:
- Divulgação de Produtos/Serviços;
- Divulgação de Ofertas/Promoções;
- Festas de Aniversário;
- Festas de Casamento;
- Sinalização de Marcas em Supermercados;
- Sinalização de Trânsito;
- Decoração de Fachadas;
- Decoração de Interiores;
- Boas-Vindas Escolares ou da Graduação;
- Divulgação de Cursos Profissionalizantes ou Superiores, entre outras aplicações.
Qual a sua relação com a comunicação visual urbana?
O modelo de grandes formatos pode ser um dos aliados da segurança urbana e comunicação visual. Isso se dá, pois, esse é um dos métodos para a implementação de sinalizações, que são de grande importância para manter a população segura e evitar acidentes.
Além disso, vale ressaltar que as demais campanhas promocionais ou de conscientização das empresas também podem aproveitar o espaço urbano, utilizando esse tipo de impressão digital.
O importante é não se esquecer de optar por uma logo atrativa, que priorize a identidade visual da companhia, a fim de que os materiais gráficos obtidos tenham o máximo de qualidade possível.
Como funciona a produção
Apesar de existirem diferentes companhias no mercado gráfico, há um padrão de produção que deve ser seguido para que o resultado do material seja interessante. Nesse sentido, é preciso levar alguns quesitos em consideração.
Primeiramente, é necessário saber que impressões digitais em grandes formatos não são feitas em qualquer equipamento, ou seja, é preciso ter uma ferramenta específica tanto para imprimir, quanto para recortar.
O dispositivo ideal é a Plotter, uma impressora apropriada e destinada exatamente para produzir materiais de tamanhos elevados. Assim, o resultado será uma peça qualificada e bem desenvolvida.
Suas tintas e formatos de impressão são de alta tecnologia e, se bem manuseada, a Plotter é capaz de surpreender.
Vale salientar que também é crucial pensar na arte gráfica corretamente, verificando as resoluções e de preferência, utilizando imagens vetoriais para fazer alterações conforme necessário.
Outros itens como formato do arquivo, superfície que receberá a impressão (ex: PVC, MDF) e configuração da impressora (calibragem) devem ser levados em consideração. Dessa forma, é possível organizar a arte, planejar o tamanho e os ajustes da impressora, a fim de garantir a satisfação do cliente que solicitou a peça publicitária ou de sinalização.
Quais os benefícios dessas impressões?
Além do custo-benefício, a impressão em grandes dimensões pode ser utilizada como ponte para promover mais vendas, mais engajamento para uma marca, a segurança da população e até mesmo maior conscientização sobre pautas de grande seriedade.
Por exemplo, ela é extremamente útil em épocas como Setembro Verde, Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho, que promovem discussões profundas sobre suas lutas, conscientizando, desmistificando e encorajando a população a procurar ajuda.
Erros que podem comprometer a qualidade do trabalho
Conforme demonstrado acima, é preciso seguir determinado padrão ao produzir peças de tamanhos maiores, a fim de garantir a qualidade do serviço executado. Portanto, existem erros comuns que podem comprometer a eficácia do produto final, sendo eles:
- Escolher o equipamento errado para produzir os materiais;
- Tentar produzir separadamente e depois juntar as peças;
- Não verificar questões como tamanho e resolução da arte gráfica;
- Não realizar alterações, caso necessário;
- Configurar a impressora erroneamente;
- Escolher materiais base (ex: PVC, MDF) que não tenham qualidade;
- Não se atentar as demandas solicitadas pelos clientes.
Com isso, é possível compreender a importância de escolher uma empresa de comunicação visual que seja comprometida com a qualidade do trabalho e com os formatos de produção.
Sendo assim, não perca mais tempo e conheça os serviços da Gráfica Mova se você quer os melhores resultados, feitos de maneira eficaz e bem planejada!