As estratégias de marketing se aperfeiçoam à medida que o mercado cresce e fica mais competitivo, tornando possível o surgimento de novas ferramentas, como o cartaz personalizado, que visa chamar a atenção dos clientes.
Com o advento da tecnologia, os métodos de divulgação puderam ir muito além dos cartões de visita e a personalização de itens se tornou uma das práticas mais usadas por empresas de todos os ramos.
Os cartazes personalizados, especificamente, são uma excelente opção para quem busca divulgar seus serviços de forma efetiva.
No entanto, para isso, é preciso saber como usá-lo da maneira correta.
Entenda mais a seguir!
Como escolher o Cartaz ideal?
Os cartazes personalizados podem assumir inúmeras formas. Logo, é preciso entender qual o objetivo desse material para escolher o modelo ideal.
Quando falamos sobre impressões, a primeira escolha deve ser a do material que será usado e você deve levar em consideração o que será transferido para esse cartaz e onde ele ficará exposto.
Seja em um quadro de avisos ou em uma parede externa, por exemplo, considere a funcionalidade do cartaz antes de passar para as próximas etapas.
Além do material, você também deve levar em conta o tamanho que deseja e as cores da arte impressa. Isso porque, cores e letras podem ser adotadas conforme a necessidade, sendo imprescindível escolher uma boa gráfica.
Resumidamente, o cartaz ideal será aquele que melhor atender às necessidades do seu negócio!
Quais os passos para criar um Cartaz Personalizado?
É claro que estratégias visuais como essas não surgem da noite para o dia. Afinal, é preciso realizar um bom planejamento para obter um cartaz que trará retorno para a empresa.
Confira, abaixo, algumas dicas de como criar um cartaz personalizado:
1º Passo: busque referências
É interessante buscar inspiração naqueles cartazes que já obtiveram retorno e fazer um levantamento de quais estratégias foram utilizadas nos trabalhos passados. Isso te ajudará a montar o seu cartaz baseado naquilo que mais surte resultados.
Você também pode buscar referências externas se a sua intenção é montar um cartaz que ainda não foi usado na sua empresa.
2º Passo: invista na interação virtual
Chame o seu público-alvo para o espaço virtual da sua empresa, adicionando links, perfis de redes sociais oficiais ou QR codes para que ele possa estender a pesquisa sobre seu produto ou serviço a partir daquele material.
Hoje em dia, o contato com as mídias virtuais pode ser o meio mais efetivo de se obter retorno de um cartaz de publicidade.
3º Passo: não exagere nos textos
Os cartazes são predominantemente visuais, portanto, não exagere em textos, prefira dar destaque às imagens, usando as palavras de maneira clara, objetiva e assertiva.
Você também pode usar palavras-chave ou frases sugestivas para trazer entendimento do assunto sem tornar seu cartaz um banner educativo. Busque transmitir a sua ideia através dos elementos visuais, como cores e ilustrações.
4º Passo: invista em um bom layout
O layout do seu cartaz é a grande “dica de ouro”!
Desse modo, você deve apostar em elementos decorativos que transmitam a mensagem que você deseja passar. Por exemplo, para um cartaz de divulgação de produtos de beleza femininos não são indicadas cores escuras.
Adapte o seu cartaz à identidade visual da sua empresa e ao que você pretende oferecer ao cliente através desse meio de divulgação.
Opte por fontes que tornem o texto fácil de ler e atrativo, de modo que todas as informações do seu cartaz possam ser claras e visíveis.
5º Passo: não se esqueça do briefing
Para o marketing e a publicidade, o briefing é o pontapé inicial de qualquer trabalho. Ele consiste em um compilado de informações usadas para guiar a criação de uma divulgação.
Com o briefing é possível responder: o que deve ser divulgado, para quem, com qual objetivo, como, onde, por quanto tempo e diversas outras questões.
Essas respostas servirão para que você possa montar o seu cartaz com maior facilidade e de forma mais precisa.
Como utilizar Cartazes de forma efetiva no Marketing?
Você pode utilizar cartazes personalizados em diversas situações de marketing para a sua empresa, algumas das formas mais comuns de se encontrar esse tipo de material são:
Eventos
Você já deve ter reparado em um cartaz de divulgação em certos eventos, correto? Aproveitar a aglomeração de pessoas para realizar a divulgação da sua empresa e produto é uma ótima escolha.
Você pode colocá-lo em eventos da sua cidade ou em encontros de empresas e feiras. Assim, todos poderão ver uma breve introdução sobre aquilo que seu negócio tem a oferecer.
Fachadas
O marketing da sua empresa começa pela fachada.
Então, utilizar um cartaz logo na entrada principal do espaço é uma maneira de introduzir o seu negócio ao cliente, de modo que ele possa saber um pouco mais sobre a corporação antes de entrar para conhecer.
Para cativar aquele cliente mais tímido, essa pode ser uma opção.
Divulgação ao Ar Livre
Lugares públicos, como praças e faróis, também podem ser palco para alguns cartazes de divulgação. Aqui, vale ressaltar que o tamanho será importante para que o cartaz seja visível.
Essa estratégia pode até mesmo substituir a panfletagem, que é um método de divulgação que exige maior esforço da equipe.
Empresas Parceiras
Use das suas parcerias comerciais para divulgar o seu produto. Você pode colocar cartazes da sua empresa no estabelecimento do seu parceiro, aumentando a sua visibilidade.
Além disso, a obtenção de novos clientes pode ser ainda mais rápida através desse método.
Quadros de Informações
Por último, os quadros de informações em diversos locais públicos também podem ser uma ideia interessante para usar o seu cartaz. Isso porque, poderão ser vistos por diversas pessoas ao longo do dia, aumentando o alcance da sua propaganda.
Qualquer que seja a sua estratégia de divulgação, o cartaz personalizado é um material versátil e muito útil dentro do marketing, e pode ser usado em qualquer lugar, para qualquer finalidade.
Portanto, não perca mais tempo e conheça os cartazes oferecidos pela Gráfica Mova para o seu negócio!