CONTEÚDOS DA MOVA

Como fidelizar um cliente: 5 dicas infalíveis

Um vendedor de um estabelecimento alimentício recebe o cartão de um cliente para fazer o pagamento da conta. Ao lado do cliente, outra mulher espera. 

Como fidelizar um cliente: 5 dicas infalíveis

Todo empreendedor deseja ter uma clientela fixa e fiel que garanta seus ganhos mensais e com quem possa contar, não é mesmo? Mas, você sabe como fidelizar um cliente? Apesar de parecer fácil, essa prática exige técnica, recursos e persistência. 

O ato de fidelizar o cliente deve começar logo no primeiro contato com a empresa, quando são oferecidos os primeiros atendimentos e experiências. Aqui, você verá algumas dicas de como reter clientes fiéis e garantir boas vendas. Confira!

O que é fidelização de clientes?

A fidelização de clientes é o método pelo qual uma empresa é capaz de garantir que consumidores satisfeitos com os seus produtos ou serviços irão entrar em contato novamente, realizando uma nova compra. 

Além de voltarem a consumir os produtos da empresa, clientes satisfeitos se envolvem e criam laços com o fornecedor, influenciando, até mesmo, na divulgação e captação de novos clientes. 

Por que fidelizar clientes é importante?

Todo empreendedor já ouviu falar que é fundamental ter clientes fidedignos, mas, qual a real importância deles para a empresa? 

Garante previsibilidade e estabilidade de receita

Clientes fiéis que consomem os produtos do seu negócio regularmente contribuem positivamente para a sua receita no final do mês. A longo prazo, você perceberá que essa regularidade gera estabilidade para os seus ganhos e permite uma previsão de lucros mensais. 

Para uma empresa, poder prever a receita mensal é uma maneira de desenvolver uma gestão financeira mais efetiva, segura e realista.

Ajuda a diminuir o CAC através do buzz marketing

CAC é o custo de aquisição de clientes, que consiste na divisão do valor investido em marketing pelo número total de clientes conquistados. Essa conta é uma das métricas utilizadas para avaliar a saúde financeira de uma empresa. 

O buzz marketing, também conhecido como o marketing de boca em boca, contribui para a diminuição desse número, através de recomendações e indicações feitas pelos próprios clientes. Esse tipo de divulgação é ainda mais efetivo quando associado a elementos impressos como cartões e panfletos.

Além disso, os clientes podem fazer a divulgação e recomendação através de redes sociais, atingindo um número ainda maior de pessoas.

Aumenta as vendas

Se, em um primeiro contato com o seu público alvo, você oferecer um bom atendimento ao cliente, as chances de a sua empresa obter um retorno e passar a fazer mais negociações são maiores. 

Aquele indivíduo que simpatizou com a sua empresa voltará a consumir cada vez mais os seus serviços, o que aumentará as suas vendas mensais sem que você precise medir tantos esforços. 

Fortalece a marca

Uma empresa com clientes fiéis é vista com maior seriedade e relevância no mercado, dessa forma, a fidelização também é uma maneira de fortalecer a sua marca. Essa força extra é uma colher de chá para a captação de clientes e novos negócios. 

Aumenta a chance de parcerias

Empresas que oferecem parcerias, geralmente, escolhem empreendimentos com maior chance de retorno e, pensando nisso, a fidelização de clientes é uma ótima maneira de convencer negociadores a fecharem projetos com a sua organização. 

Isso porque clientes fiéis são sinônimo de segurança e garantia para estes parceiros. 

Como saber se minha clientela é fidelizada?

É preciso saber identificar e medir a fidelização dos seus clientes, acompanhando os resultados e verificando se  a relação está, realmente, sendo benéfica. Para isso, existem algumas métricas que podem ser utilizadas, auxiliando as empresas a entenderem e controlarem o processo de fidelização. 

Net Promoter Score (NPS)

“De 0 a 10, quanto você recomendaria a empresa para outra pessoa?” Você já deve ter respondido essa pergunta em algum momento. Pois saiba que essa é uma métrica utilizada para medir a fidelidade dos clientes em relação à empresa. 

A partir desse número, é feita uma divisão em grupos e subgrupos, revelando para a empresa a sua taxa de clientes promotores e detratores. 

Customer Emotional Value (CEV)

Esse índice é uma ferramenta que tem como objetivo mediar a parte irracional da experiência do consumidor, ou seja, os sentimentos que uma empresa ou negócio despertam nele e que influenciam diretamente em sua decisão de compra. 

Índice de recompra

O levantamento que contabiliza a taxa de recompra de um cliente em determinado estabelecimento é outro número importante para avaliar a fidelização do consumidor. Ele avalia a frequência com a qual o cliente retorna à empresa para negociar. 

5 estratégias para fidelizar clientes

Agora que você já sabe a importância de fidelizar clientes e como saber se a sua clientela está sendo benéfica para o seu negócio, confira 5 estratégias funcionais para captar consumidores fiéis!

1 Conheça o seu cliente

Você definiu seu público alvo no início da sua vida de empreendedor, por isso, deve investir em conhecer seu cliente e estar atento às suas necessidades, vontades e gostos. Faça pesquisas de campo para identificar aquilo que é mais procurado dentro do seu ramo e entenda o perfil de consumo do seu público. 

2 Ofereça um bom atendimento

O relacionamento com o cliente começa no primeiro “bom dia”. Isso significa que você deve dar uma atenção especial para o atendimento que o seu consumidor recebe dentro da sua empresa. 

Garanta que ele será recepcionado da melhor maneira possível. Essa é uma forma de gerar uma boa impressão.

3 Colha feedbacks

Busque obter retorno sobre o que o seu cliente acha da sua empresa, o que pode melhorar e o que já está agradável. Isso te ajudará a criar um atendimento mais focado em bem-estar e satisfação. 

4 Personalize o atendimento

Atitudes simples como chamar o cliente pelo primeiro nome ou captar dados para saber qual o perfil de compra daquele consumidor são maneiras de personalizar o atendimento que irão criar um relacionamento mais íntimo entre as partes e oferecer uma boa experiência. 

5 Crie programas de promoções e fidelidade

Vale a pena investir em criar programas de fidelidade para o seu cliente e beneficiá-lo pelo seu compromisso com a empresa. Essa é uma maneira simples de mostrar a eles que são importantes e reconhecidos. 

Você pode utilizar cartões de fidelidade, por exemplo, para oferecer descontos ou premiações. Outra opção interessante são os cartões de agradecimento, que podem ser entregues a cada compra. 

Basta um design simples e algumas frases elaboradas para que o seu cliente se sinta especial e bem vindo!

A Gráfica Mova fornece diversas opções para que você entregue aquele diferencial ao seu cliente, que o faz se lembrar de você e da sua empresa. Conheça os serviços da Gráfica Mova e comece a fidelizar mais clientes!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Siga-nos nas Redes Sociais

Post Recentes

Post Relacionados