Uma das estratégias de marketing mais antigas e relevantes do mercado é o panfleto de divulgação. Justamente devido aos resultados que gera, o material faz sucesso até os dias de hoje, mesmo com o mundo tomado pela tecnologia!
Utilizados para apresentar produtos e serviços, os panfletos exigem técnica e boas práticas durante sua elaboração para que não sejam descartados na lata de lixo antes mesmo de serem lidos.
Por isso, confira as 5 dicas que preparamos para acertar na criação e não jogar dinheiro fora!
O que é e para que serve um panfleto?
O panfleto é um material de marketing impresso que tem como principal objetivo divulgar uma marca. Uma de suas grandes vantagens é o baixo custo, permitindo que seja distribuído em grandes quantidades.
Além disso, o método também é adotado quando se deseja chamar a atenção do público, informar sobre preços, descontos, atrair e fidelizar clientes.
Embora sejam bastante conhecidos, os panfletos são muito confundidos com outros materiais de divulgação feitos em papel. Por isso, para deixar claro, panfleto, flyer e folheto são praticamente a mesma coisa.
Por outro lado, o folder é um livreto parecido e com finalidade quase idêntica, mas que possui dobras. Logo, se o papel tiver dobras, é um folder. Caso contrário, é um panfleto (flyer ou folheto).
Quais os principais tipos de panfletos?
Com a tecnologia cada vez mais avançada, os tipos de panfletos também evoluíram. Porém, os principais ainda são:
Tamanho
- 10x15cm;
- 10x20cm;
- 15x20cm;
- 20x20cm;
- Personalizável.
Tipo de Papel
- Reciclado: cor de fundo bege ou amarronzado e estilo rústico;
- Off-set: tipo cartolina, bastante resistente;
- Couchê brilho ou fosco: o mais usado, pois é versátil e potencializa as cores da impressão.
Veja 5 dicas para criar um panfleto de sucesso
Bom, então agora é hora de descobrir o que deve ser levado em consideração ao criar um panfleto realmente interessante.
Vamos lá?
1. Tenha um plano
Qualquer tipo de projeto deve ser planejado e, mais do que isso, é preciso ter clareza quanto aos objetivos que se deseja atingir. Para tanto, siga algumas instruções:
- Estabeleça sua persona;
- Defina a linguagem adotada;
- Tenha uma identidade visual;
- Determine o número de panfletos;
- Escolha os locais de distribuição.
Leia também:
O que é identidade visual e como ela impacta seus negócios
O que é comunicação visual de uma empresa e para que serve?
2. Invista na chamada
O segundo ponto que deve ser considerado é referente ao título que o panfleto de divulgação apresenta. Pense em algo que cause impacto, mas sem sensacionalismo.
Seja criativo, use uma sentença curta e que expresse de forma direta sua intenção. Busque referências, converse com pessoas à sua volta e ideias vão surgir.
3. Fique de olho na legibilidade
Para que um panfleto consiga gerar bons resultados, é fundamental que ele seja legível. Desse modo, escolha a fonte adequada e use as letras no tamanho certo, nada de escrever tudo em caixa alta para chamar a atenção, hein!
Também não dá para esquecer de revisar a ortografia. Afinal, erros deste tipo comprometem completamente o conteúdo do panfleto de divulgação. Então, cuidado!
4. Aposte em boas imagens
Tão importante quanto as palavras, são as imagens usadas no seu material impresso. Isso porque, elas são essenciais para reforçar a mensagem que está sendo apresentada.
Por isso, use imagens em alta qualidade e que sejam coerentes com o assunto. Tenha atenção para não exagerar e acabar causando uma tremenda poluição visual.
Além disso, procure usar as cores certas para causar impacto e despertar o interesse do público-alvo.
5. Não esqueça dos dados para contato
Para terminar, pode parecer óbvio, mas acredite, muita gente capricha na arte do panfleto, na chamada, no texto e…esquece de incluir o contato. Então, separe um espaço estratégico no material para, de forma organizada, adicionar:
- Nome da empresa;
- Telefone;
- Site;
- E-mail;
- Rede social;
- Endereço.
Vale ressaltar que é imprescindível estabelecer onde seus panfletos serão distribuídos. Caso o produto seja mais sofisticado, é interessante utilizar caixas de correio e parcerias com jornais, por exemplo.
Entretanto, se tiver um apelo mais popular, a distribuição residencial, em paradas de ônibus, centros comerciais, balcões de lojas e vidros de carro podem ser boas alternativas.
Todavia, independentemente de qual seja sua abordagem, o panfleto de divulgação deve estar bem estruturado para que atenda às necessidades da campanha de marketing.
Portanto, contrate uma gráfica especializada no assunto e conte com um material profissional e de alta qualidade, capaz de converter!