Aprenda a fazer um cartão de visitas perfeito para deixar uma boa impressão no seu cliente.
O primeiro contato com o seu cliente é o mais importante de todos. Afinal, é neste momento que ele vai ter a primeira impressão de você.
Logo após esse contato, você precisa garantir que ele se lembrará de sua marca. Uma das formas mais utilizadas para isso é o cartão de visitas.
Mas se o seu cartão de visitas for muito simples, desleixado ou confuso, ele provavelmente vai parar no lixo.
No post de hoje, vamos te dar algumas dicas para criar o cartão de visitas perfeito e deixar uma impressão duradoura em seu cliente.
Passo a passo para o cartão de visitas perfeito
1 – Determine o perfil do cartão
Em primeiro lugar, você precisa definir que tipo de cartão vai precisar. E isso será definido de acordo com a proposta da sua marca.
Se você é um advogado, um administrador ou um engenheiro, por exemplo, precisará de um cartão mais sério, com cores mais neutras e uma aparência geral que transmita sobriedade.
Agora, se você é tatuador ou cabeleireiro, o perfil já é outro, um pouco mais chamativo e descontraído.
Para dar mais um exemplo, se você é dono de uma empresa de eventos infantis, o cartão precisa ser ainda mais animado, até colorido.
Ao definir o perfil de cartão que você precisa, todos os passos seguintes ficarão mais fáceis.
2 – Escolha o material
Em seguida, vamos à escolha do material do seu cartão de visitas. Normalmente, o papel couché é o mais utilizado, tanto brilhoso quanto fosco.
A vantagem do papel fosco é que sua aparência fica mais refinada e profissional.
A gramatura do papel também é importante. Um papel muito fino deixará o cartão mole e sem qualidade.
Por outro lado, se o papel for espesso demais, ele parecerá mais um cartão de crédito do que um cartão de visitas. Então, encontre o equilíbrio perfeito.
Vale lembrar também que, quanto maior a gramatura do papel, maior será o custo do cartão.
3 – Escolha as cores
Se você quer aprender como fazer um cartão de visitas perfeito, precisa aprender a escolher e combinar cores.
Normalmente, você já tem uma identidade visual em sua marca. Mas nem sempre as cores dela se encaixam bem no cartão de visitas.
O preto e o branco são cores universais, mas o que vem entre elas?
Vamos a alguns exemplos:
- Para sobriedade: use preto ou cinza escuro no fundo e tons escuros de azul marinho ou bordô nos detalhes. Se sua marca tiver tons amarelos, verdes ou alaranjados, talvez seja melhor substituir. Dourado está liberado;
- Para descontração: o preto continua valendo, mas também pode ser um fundo branco ou colorido. Use no máximo duas cores além do fundo, dando preferência para os tons mais escuros;
- Para animação e alegria: dê preferência ao fundo branco e use de dois a três tons coloridos de sua escolha. Mas cuidado para não misturar demais as cores, ou o cartão ficará com aparência amadora.
4 – Cuidado com o exagero de informações
Em um cartão de visitas perfeito, você tem que tomar cuidado com o excesso de informações.
Não adianta colocar todas as suas formas de contato, abarrotando o cartão de texto e achando que isso vai facilitar as coisas, porque na verdade, vai dificultar.
Escolha de uma a duas formas de contato para deixar no cartão. Coloque o nome e logomarca da sua empresa e uma frase curta, de quatro ou cinco palavras descrevendo o que você faz.
Você também pode usar o verso do cartão para colocar informações adicionais, mas lembre-se de não poluir seu cartão visualmente.
5 – Escolha o acabamento
Quanto ao acabamento do seu cartão, ele pode fazer toda a diferença no estilo desse impresso.
Um acabamento mais refinado transmite uma imagem mais sofisticada, ideal para marcas premium ou de exclusividade.
Já um acabamento mais simples diz ao cliente que sua empresa é acessível a todo tipo de público. Mas nada impede que você faça um cartão mais caprichado também.
Existem acabamentos com arredondamento dos cantos, alto relevo e até texturas. Tudo vai depender do quanto você quer impressionar o seu cliente.
6 – Escolha uma boa gráfica
Por último, a dica mais importante. A gráfica que você escolhe para fazer seu cartão de visitas é o que realmente vai influenciar no resultado dele.
Afinal, não adianta ter uma visão perfeita de como você quer o cartão, se a gráfica que você escolhe não consegue executar.
Pesquise antes de fazer seu impresso. Avalie o trabalho das gráficas e o portfólio apresentado antes de tomar a sua decisão.
E se você está em Joinville, este é o momento perfeito para conhecer a Gráfica Mova.
O nosso atendimento é rápido e prestativo. A qualidade dos nossos impressos é superior e a dedicação ao cliente é o que norteia o nosso trabalho.
Faça seu cartão de visitas em Joinville com a Gráfica Mova!