Dúvida sobre qual o tamanho do cartão de visita para a sua empresa? Neste artigo você vai conferir qual a opção mais correta para cada situação.
O cartão de visitas brasileiro deve ser a escolha para os clientes nacionais, enquanto o padrão americano ou internacional deve ser usado para o público que vem de fora do país.
Ter um cartão de visita é o primeiro passo para atrair novos clientes e fidelizar os já existentes, contribuindo para criar a identidade visual da empresa.
Afinal, ele é um item fácil de guardar e ao mesmo tempo é uma estratégia econômica. No entanto, é preciso prestar muita atenção no tamanho do cartão de visita.
Isso porque se ele for pequeno demais pode ser perdido facilmente. O mesmo acontece com cartões de dimensões exageradas. A tendência da maioria das pessoas é evitar documentos e papéis grandes na bolsa ou na carteira.
Por isso, para ajudá-lo a acertar na escolha, este artigo contém várias dicas para a escolha do cartão de visitas de tamanho ideal para o seu público.
Existe um tamanho ideal para cartões de visita?
Não existe um tamanho considerado ideal para todos os cartões de visita. Porém, as medidas devem levar em consideração o tipo de público que você atende.
O padrão brasileiro para cartão de visita utiliza o tamanho de 90 x 50 mm. Ele é o mais usado no país, por isso muita gente o considera como padrão.
No entanto, se a maior parte dos seus clientes forem do exterior é melhor usar o cartão de visita americano ou internacional. Ele é do tamanho de um cartão de crédito e um pouco menor que o cartão brasileiro, medindo 80 x 50 mm.
A questão do tamanho influencia mais quando os clientes são internacionais, já que as carteiras usadas lá fora são menores que as do Brasil.
Então, um cartão de visita padrão Brasil pode não caber na carteira ou no porta-cartão do público estrangeiro.
Por via das dúvidas, prefira usar cartões de visita no formato americano, que atendem tanto o público do Brasil como o público internacional.
Gramatura ideal do cartão de visita
A criação de um cartão de visita perfeito deve atentar-se não somente ao tamanho, mas também à gramatura.Isso porque um cartão muito leve pode desbotar ou rasgar facilmente, durando apenas alguns meses.
Em contrapartida, um cartão com o peso adequado é mais resistente e tem a espessura mais grossa, sendo utilizado por vários anos.
O cartão de visita deve ter uma gramatura próxima ou superior a 200 gramas. Esta medida permite que o material não sofra grandes modificações com o passar do tempo.
Papel para cartão de visita
Papéis de baixa qualidade devem ser evitados ao máximo na confecção de um cartão de visita.
Dessa forma, a matéria prima utilizada deve ser bem escolhida. Muitos profissionais acabam economizando com o cartão de visita, mas esquecem-se que nem sempre o mais barato é o melhor.
Sendo assim, antes de escolher o modelo de cartão, verifique as necessidades do público e o estilo da sua empresa.
Consumidores mais exigentes ou que estão sempre em busca de valor naturalmente vão se conectar com um cartão de visita mais elaborado e sofisticado.
Todavia, se o público alvo da empresa procura comodidade e praticidade, preocupe-se apenas com a escolha de um papel simples, porém, durável.
No geral, os papéis preferidos para cartão de visita são:
- Couché fosco (gramatura de 250g ou 300g)
- Couché brilho (gramatura de 250g ou 300g)
- Papel offset (gramatura 240g)
Como acertar na escolha do cartão de visita?
Agora que você já sabe qual o tamanho ideal e a gramatura adequada para um cartão de visita é hora de descobrir como acertar na escolha do cartão. Para isso, considere essas dicas:
Estética Chamativa e Harmônica
Um bom cartão de visita deve ter uma estética atraente e chamativa, mas de acordo com o tipo de serviço oferecido.
Lembre-se de que a primeira impressão muitas vezes é a que fica, portanto, invista em um modelo condizente com a realidade do seu público.
Credibilidade e Profissionalismo
As informações presentes no cartão de visita devem ser objetivas, diretas e simples. Além de passar maior credibilidade, este detalhe transmite confiança e seriedade.
Em alguns casos, o conteúdo de um cartão de visita funciona até mesmo como chamariz para fazer networking ou formar parcerias com outras empresas.
Informações Claras
Endereço, telefone, email, whatsapp ou redes sociais são elementos obrigatórios para um bom cartão de visita.
Contudo, evite o excesso de informações e entenda que o simples funciona na maioria das vezes.
Layout do Cartão
O DNA da sua marca deve ser transmitido no cartão de visita, para que promova uma rápida identificação do público.
Existem muitos layouts interessantes que podem ser usados como pontas arredondadas, cortes que acompanham o formato da logo ou mesmo formatos temáticos.
Acabamento e Design
Por último, mas não menos importante, aposte em um design próximo a natureza do seu negócio.
Logo, empresas sérias ou tradicionais podem optar pelo preto, branco ou tons de azul. Já os negócios mais populares precisam de um design mais colorido e brilhante.
Caso seja possível, considere contratar até mesmo um designer gráfico para construir um cartão de visita interessante e que dê bons resultados.
Por fim, escolha uma empresa séria e comprometida para produzir os cartões de visita da sua empresa, com foco na diversidade e na qualidade do material.
Com essas dicas, a escolha do tamanho e do formato do cartão de visita da sua empresa será fácil e empolgante.